Visão de mercado e troca de experiências são assuntos na abertura do 4º Design Chibata

O primeiro dia da 4ª edição do Design Chibata, nesta quarta-feira (6), teve em sua abertura palestras com profissionais da área e muita música! O evento teve início por volta das 19h30, com uma apresentação musical e em seguida deram início à mesa-redonda, com a presença da designer e ilustradora Júlia Ribeiro, a arquiteta e designer Theka Mendes e o designer e diretor de arte Beto Coelho.

Júlia Ribeiro, designer e ilustradora, uma das convidadas do Design Chibata falou sobre a importância de um evento como esse, da troca, e de transmitir experiência. “Uma troca de ideias, inspirações que é o que a nossa área trabalha, a área criativa e também as possibilidades”.

O designer e diretor de arte com 19 anos no mercado, Beto Coelho também foi um dos palestrantes. Beto falou sobre a relevância que é trazer profissionais para passar suas experiências de mercado para os acadêmicos. “Quando estamos na academia, tem coisas que achamos que é bem mais complicada, mas não é. Essa interação facilita, aproxima as pessoas. Eu acho válido as pessoas se enxergarem, você enxergar o profissional, que de repente você quer ser no futuro, só tende acrescentar”.

Falando sobre o tema ‘Design e Mercado’, os convidados estão otimistas a respeito do estado atual econômico no país.

“O mercado é um pouco cruel com a gente, na nossa área, mas ele está cheio de possibilidades. Por que essa economia que a gente está vivendo, está mudando, então estão surgindo muitas possibilidades”, disse Júlia Ribeiro.

A designer concluiu falando sobre a posição de quem está entrando agora no mercado de trabalho. “As pessoas estão sendo mais corajosas e estão reconhecendo agora que o empreendedorismo é uma alternativa e estão abrindo negócios, então, o mercado hoje é uma porta aberta, mas é uma porta que a gente vai se batendo para entrar…, mas está cheio de possibilidade sim!”.

FOTO - COMO FOI DIA 1

Beto Coelho acrescentou. “Já trabalhei em várias áreas, já tenho um tempinho aí no mercado, de repente eu posso contribuir com alguma coisa”, brincou o designer. “Hoje o mercado está bem aquecido, a gente tem ‘N’ possibilidades. Temos o meio tecnológico bem aquecido também. Não tão forte por causa da quantidade de empresas, mas que absorve muito bem o mercado. Tem a parte de aplicativos também. O mercado está bem diversificado, bem mais que antes. A crise faz ficar um pouco mais complicado, mas acho que a tendência é crescer” finalizou.

Os participantes da palestra e do primeiro dia de oficinas aprovaram “Eu gosto muito! É uma oportunidade de a gente se conectar com o mercado, ter uma noção de como está tudo lá fora hoje”, afirmou Paulo Trindade, estudante de Design.

Anderson Lucas encontrou vários motivos para participar do evento. “Tem umas oficinas super legais. Me inscrevi para vir os dois dias, por que além de a gente aprender técnicas, receber instruções nas palestras, ainda ganha horas complementares que nunca é demais”.

Os convidados trocaram experiências e conhecimentos com os participantes e falaram principalmente sobre o mercado de trabalho, o tema desta edição do evento. O primeiro dia do Design Chibata movimentou os estudantes e a Faculdade Martha Falcão com ideias e criatividade por todo lado!

A programação continua nesta quinta-feira (7). Confira toda a programação aqui. https://designchibatafmf.wordpress.com/programacao/

 

Oficinas e exposições

FOTO - COMO FOI DIA 1c

Diversas oficinas de várias áreas e exposições dos trabalhos dos estudantes também movimentaram o primeiro dia da 4ª edição do Design Chibata. Pela manhã, e com entrada liberada, a oficina de Stop Motion, com o designer Rodrigo Alcântara, fez todos criarem uma pequena animação utilizando peças de Lego.

À noite, também aconteceram as oficinas de Design Thinking, com Camila Lima, Ilustração vetorial com a ferramenta Adobe Ilustrator, com Larissa Ovidio, Jardins verticais: idealização e prática, com Monique Bastos, Redação publicitária, com Fábio Marques, e Sketchup, com Luis Paulo Dutra da Silva, que também acontece nesta quinta-feira (6).

Além das oficinas e mesa-redonda, os estudantes, espalhados em várias salas, expuseram os trabalhos realizados nas disciplinas, como Manual de Identidade Visual, pôsteres Bauhaus 100 anos, Projeto de Semiótica: símbolos dos cursos, Projeto Interdisciplinar Percepção Amazônica, MIVs e Regugitação, Infográfico e Embalagem, Curtas-metragens de animação, Capa e Avatar para redes sociais e Interface Multimídia,  Skethbook de redesign de produto, Cartazes de Figuras de Linguangens, Design Editorial- Cartazes sobre cursos da FMF, Protótipo: Criado mudo, Protótipo do produto modular, Produto de Ecodesign- Reutilizando resíduos descartos no meio ambiente e Projeto Fotográfico.

Por Daina Solart

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Deixe um comentário